![](https://culturaenegocios.com.br/wp-content/uploads/2021/03/WhatsApp-Image-2021-03-15-at-15.05.53-1-1024x1024.jpeg)
A produtora Pluggin - Música que aproxima realiza, de 18 a 20 de março, o Festival Pluggin de Música Coral, seu primeiro festival 100% virtual. O evento vai ao ar, às 20h, no canal do Youtube da produtora https://www.youtube.com/c/plugginbr. O objetivo é dar visibilidade e fomentar as iniciativas de manutenção da atividade do canto coral, durante a pandemia de COVID-19, exclusivamente no Estado do Rio de Janeiro. O Festival conta com o financiamento da secretaria de estado de Cultura e Economia Criativa do estado do Rio de Janeiro (SECEC-RJ), através da Lei Aldir Blanc, por meio do edital Fomenta Festival.
“Neste momento de pandemia, a atividade coral tem sofrido com as medidas de distanciamento social e o Festival Pluggin surgiu com o objetivo de mostrar o papel de destaque que esta atividade, em seu formato virtual, tem assumido”, explica Filipe de Matos Rocha, produtor musical e proprietário da produtora Pluggin.
Nos três dias de festival, 38 grupos corais, divididos em 5 categorias, vão se apresentar. Mais de 50% deles são comunitários, ou seja, coros de condomínios, clubes, projetos sociais ou grupos de amigos. A segunda categoria com mais inscritos é a de coros acadêmicos, com seis representantes; seguida por coros corporativos, com cinco; religiosos, quatro; e três coros profissionais. Em relação aos municípios onde estão sediados os grupos, 33 são do Rio de Janeiro, quatro de Niterói e um de Nova Iguaçu. O evento não terá caráter competitivo e os dois únicos critérios exigidos para participar no festival foram: ter sede no estado do Rio de Janeiro e ter produzido o seu vídeo no período compreendido entre março de 2020 e fevereiro de 2021.
Por dia, serão 13 coros a se apresentar, cada um canta uma música. Os gêneros são variados: canções natalinas, judaicas, samba, frevo, xote e rock, cantados em inglês, hebraico, espanhol, além do português. Acesse a programação completa e os grupos participantes.
Sobre a Pluggin
A Pluggin - Música que aproxima é uma produtora musical cujo objetivo é aproximar as pessoas da música, conciliando cultura e inovação musical de maneira criativa. A proposta de Filipe de Matos Rocha, responsável pela Pluggin, é atuar de maneira comprometida e transformadora. Exemplo disso é a criação da peça, apresentada no Theatro Municipal em 2012, “Suite Jongo da Serrinha”, uma adaptação do ritmo considerado o avô do samba para orquestra sinfônica. A gestão e colaboração da empresa são feitas por profissionais qualificados e experientes no segmento musical: pianista, arranjador, produtor musical, compositor, regente, preparador vocal. A Pluggin atende pequenas, médias e grandes empresas, além de instituições de ensino e religiosas, produzindo música em formato virtual ou presencial.